quinta-feira, 16 de junho de 2011

Acedendo a fogueira para o CENTRAL

Mês de junho, mês que três santos são homenageados na região e em todo Brasil, mas em Caruaru (PE), existe um santo a mais, mal as moças arrumam um casamento, mal as cinzas da fogueira de santo Antônio são apagadas, a santa patativa acende a fogueira no coração de barro dos caruaruenses.
Nasceu em 15 de Junho de 1919, quando tudo ainda era preto e branco, esse santo leva as cores da sua época. Seu altar é o lacerdão(Central park ou Pv, para os saudosistas), toda cidade-nação faz prece a esse santo velhinho de 92 anos.

A Santa Patativa é aquele que quando ninguém acredita, ele vai e faz. Os 11 guerreiros que vestem o manto sagrado são abençoados por esse santo, segue a procissão dentro de campo, em jogos é comum observar a pomba da paz, quer dizer a PATATIVA da paz (PAZtativa)

Hoje os astros resolveram presentear a patativa, com um eclipse total, que foi visto por nós, uma sombra PRETA tenta encobrir a lua BRANCA até CENTRALIZA, formando o eclipse.

Os astros, a nação, a procissão, Caruaru, o reino do futebol, vida, a historia, a alma, o espírito, os heróis, eu e quem leu essa crônica, te PARABENIZA CENTRAL, e segue fazendo preces para o santo patativa.
Por: Alyson Monteiro
Beijos

Elaine Crysyl!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário