terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mulher de bigode, nem o diabo...


 Esse é um texto muito inteligente de Alyson Monteiro, onde ele fala das mulheres nas organizações de trabalho. Apesar do avanço, crescimento e reconhecimento da mulher no mercado de trabalho, ainda pode-se notar que é bem desigual quando se comparado ao homem. O bom é que o dono desse texto tem essa visão da importânica e da igualdade que temos em relação a eles. 
Espero que gostem!!

A desigualdade de gênero nas empresas é um pensamento pequeno. “-Homem, tem mais força física, é mais inteligente”. Poderia ser a explicação de alguma pessoa para tudo isso. Esquecendo-se que foi com esse pensamento de “superioridade” que Hitler causou o caos no mundo. A sociedade cria mitos sobre a mulher, falam que não sabem dirigir, que só atrapalham e etc.
Essa visão conseguiu chegar nas organizações, já que o homem chegou primeiro, ele dita as regras e a mulher tem que ser guerreira, lutar  para ser valorizada, pois ela já entra em desvantagem. Isso faz com que a mulher busque cada vez mais a perfeição no que faz. Não me admira essa enorme evolução da mulher, culpa do homem(que bom), porém muitas mulheres competentes não são valorizadas pelo mito criado e isso causa uma enorme insatisfação, se ela já está no limite e ainda não conseguem ver sua eficiência, desanima e surge a vontade de abandonar a organização. Mas se a co-irmã organização vai fazer a mesma coisa? Não sei onde estar a superioridade do homem, no bigode?
Mesmo se a mulher for boa naquilo que faz, um homem que faz “meia-boca” faz “melhor”. Será que está na hora de mulher criar bigode?! Com o desanimo da mulher e a satisfação do homem, temos a impressão que o homem faz melhor. “as diferenças entre os sexos têm sido percebidas através da história, não apenas como diferenças, mas, sobretudo como sinais de superioridade do masculino sobre o feminino”. (Carvalho, Carvalho e Carvalho, 2001,p-1)
Difícil não é buscar o reconhecimento e sim tentar ser reconhecido e não ser. Pode ter certeza, se tivesse como a mulher criar bigode para ser reconhecida, assim seria. Isso sim seria o absurdo do mundo. ”Apesar da crescente participação feminina no mercado de trabalho, as estatísticas e as pesquisas sobre trabalho e diversidade nas organizações sugerem que limitações em termos de oportunidades para mulheres e
diferenciais de ganhos entre gêneros no ambiente organizacional continuam sendo observados”. (CAMBOTA e PONTES, 2007; ROTH, 2007)
Agora, como é viver(sobreviver) em um ambiente onde não se é valorizada.é dose.o pior de tudo é que esse mito é globalizado.o mundo usa bigode,e não absorvente.
Que saber a dificuldade do mercado de trabalho, converse com uma Mulher.
Hoje as mulheres são como as de antigamente em relação ao casamento,
Onde ela não largava o marido, por não ser tão independente, e viviam insatisfeitas, mas elas conseguiram sua independência na vida conjugal.
Alguém duvida que elas vão conseguir superar a insatisfação do mercado de trabalho?
Elas não largavam o marido, só tinham desejo
Elas não largam suas organizações, mas desejam.
Um dia esse ser vai “ser” tão valorizado, até pelo fato das dificuldades serem maiores, a evolução delas tem q ser maior ainda.
No futuro não tão distante, ter mulher nas organizações vai ser essencial e fundamental. AGUARDEM pelo “bigode” da mulher.
Mas só em saber que foi um homem que escreveu esse texto dissertativo, mostra que o mito é vencível.

Alyson Monteiro


Beijooooosssss!!
Elaine Crysyl

Nenhum comentário:

Postar um comentário