sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Profissionalização do Meu Ser



Um dos maiores dilemas do ser humano na atualidade, é a busca incessante por uma realização profissional.
Esse esforço continuo, nos faz crer que só poderemos ser felizes quando o tal trabalho do sonhos chegar. Aquele emprego sabe? Se ganha bem, trabalha-se pouco, mas nunca está satisfeito. Porque será?
As pessoas estão abusando de suas imagens para conquistar fama, poder e dinheiro. Mas, antes de pensar nisso, já tentou profissionalizar o ser? Acredito que uma minoria pensa nisso. Outros nem sabem o que é (sem menosprezo)! Até porque a moda agora é fazer escândalos ou ser um ex BBB. Quem não se lembra da loira que causou na faculdade em São Paulo porque estava com um micro vestido rosa pink e por isso tirou proveito para ser uma pessoa “famosa”. Acreditem, sua biografia será publicada. Agora me diz, quem danado quer saber da vida dessa fulana? Pelo menos eu não quero! Nem citei o nome dela aqui para não dá Ibope a esse “SER”.
 O pior de tudo é o tal dos BBBs (babacas, bestas e bitolados) .  Então, me diz o que eles fazem de bom para merecerem R$ 1 milhão? Ah! Eu sei dizer! Até porque já acompanhei vários, não vou mentir. Eles merecem essa dinheirama toda por exibirem seus corpos, por falarem palavrões, por expressarem preconceitos, por fazerem uso de bebidas alcoólicas abusivamente, por falarem de sexo explicitamente em rede aberta (sem puritanismo), por brigarem, por não preservarem a amizade, por passarem por cima um do outro para ganhar o tal jogo e etc. E, ainda são tratados como heróis.
Até onde vamos para conquistarmos fama e dinheiro? Comer barata e filhote de rato está bom pra você (novo reality)? Será que essas pessoas  as quais são capazes de tudo para se realizar “dinheiralmente” falando, elas lá no seu intimo estão felizes?
Qual o caminho que deveríamos buscar? Não seria aquele que nos faz bem, onde temos o prazer de levantarmos cedinho da cama, dispostos, alegres, por está fazendo aquilo que se gosta?
Nada melhor do que amar a nossa profissão. Mesmo que não sejamos bem remunerados, mas se tu fazes aquilo com o coração, com certeza prosperará.
O mundo em que estamos vivendo está tornando o ser humano cada vez mais vazio. Estão envenenando nossas crianças com comerciais baratos. A mídia torna nossos jovens paranóicos em busca de valores que não são os essenciais para a vida. E é por isso que o mercado está cheio de maus profissionais. Isso porque buscam insanamente a profissão que pode lhe dá mais dinheiro e não aquela que você se identifica, que lhe faz bem.
Então, o primeiro passo para nos realizarmos financeiramente e não ficarmos com uma sensação de vazio é buscar PROFISSIONALIZAR O NOSSO INTERIOR.
Precisamos dá valor à vida, respeitar a Deus e ao próximo.
Tentar agregar nossos conhecimentos e sentimentos, para compor a nossa identidade profissional.

**** Profissionalizar o ser --> Capacitar o seu intimo, objetivando conhecer-se melhor

Elaine Crysyl

domingo, 19 de setembro de 2010

Um pouco de mim nela.. Um pouco dela em mim...

Hoje, quero falar sobre uma escritora e cronista brasileira, no qual eu sou fã. O nome dela é Martha Medeiros. É gaúcha de Porto Alegre, fez sua carreira profissional na área de Propaganda e Publicidade e depois de 13 anos deixou sua carreira de publicitária e se dedicou totalmente a literatura (melhor pra nós). 
A forma como Martha escreve, parece que está falando exatamente pra nós, mulheres. Quem é fã dela sabe muito bem o que estou falando. E quem não é, trate de explorar os livros dessa magnífica escritora. Acreditem, ela começou escrevendo em diários. Lembram do meu ultimo texto falando sobre a utilidade de ter um diário? Pois é, é assim que nos descobrimos. Com certeza muita gente já assistiu o filme "Divã" com a atriz Lilian Cabral. Pois bem, esse filme vem do livro (Divã) lançando em 2002. Eu adorei o filme. 
Doidas e Santas(2008) também foi adaptado para uma peça de teatro com a atriz Cissa Guimarães. Dentre tantos e tantos livros lançados, a maiorias são adaptados para filmes e peças de teatro.
Seria pretensão minha dizer que ela é minha influência ao escrever, pois estou bem longe de ser uma escritora. Mas, sou uma admiradora incontestável e isso não posso negar. 
Tem muita coisa dela bacana que eu gostaria de mostrar para vocês. Mas. vou escolher um que todo mundo vai se identificar e irá concordar com tudo que ela escreveu. E, prometo sempre postar crônicas, poemas e textos dessa querida(intimidade) escritora.


Essa crônica vai para todas nós, mulheres, superdotadas de vários poderes.


O Mulherão


Peça para um homem descrever um mulherão. Ele imediatamente vai falar do tamanho dos seios, na medida da cintura,no volume dos lábios, nas pernas, bumbum e cor dos olhos. Ou vai dizer que mulherão tem que ser loira,1,80m, siliconada, sorriso colgate. Mulherões,dentro deste conceito, não existem muitas:Vera Fischer, Leticia Spiller, Malu Mader, Adriane Galisteu, Lumas e Brunas. Agora pergunte para uma mulher o que ela considera um mulherão e você vai descobrir que tem uma a cada esquina.

Mulherão é aquela que pega dois ônibus por dia para ir ao trabalho e mais dois para voltar,e quando chega em casa encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome. Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir matricula na escola e aquela aposentada que passa horas em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 Reais.
Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta, e uma família todos os dias da semana. Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento. Mulherão é aquela que se depila, que passa cremes, que se maquia, que faz dieta, que malha, que usa salto alto, meia-calça, ajeita o cabelo e se perfuma, mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista. Mulherão é quem leva os filhos na escola, busca os filhos na escola,leva os filhos para a natação, busca os filhos na natação, leva os filhos para a cama, conta histórias, dá um beijo e apaga a luz. Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega, e que de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.
Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo, é quem faz serviços voluntários, é quem colhe uva, é quem opera pacientes, é quem lava roupa pra fora, é quem bota a mesa, cozinha o feijão e à tarde trabalha atrás de um balcão. Mulherão é quem cria filhos sozinha, quem dá expediente de oito horas e enfrenta menopausa, TPM, menstruação. Mulherão é quem arruma os armários, coloca flores nos vasos, fecha a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia e os cinzeiros vazios. Mulherão é quem sabe onde cada coisa está, o que cada filho sente e qual o melhor remédio pra azia.


L
UMAS, BRUNAS,CARLAS,LUANAS E SHEILAS: Mulheres nota dez no quisito lindas de morrer, mas MULHERÃO É QUEM MATA UM LEÃO POR DIA.



Martha Medeiros

Espero que tenham gostado!
Até breve!
Elaine Crysyl




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sentimentos Subliminares


Outro dia estava revendo meus diários da época de adolescente. 
Nossa, foi maior viagem.. Nostalgia pura!
É engraçado como nessa época nossa vida se resume a meras interrogações...[?].
Nós buscamos respostas vazias. Isso porque as perguntas são subliminares.
Hoje percebo como foi mágico a minha vida na adolescência. Tudo por causa de algumas linhas rabiscadas em velhos diários. 
Ao ler pela primeira vez (já que quando escrevia não lia), comecei a me conhecer melhor e pricipalmente percebi que muitas daquelas dúvidas que eu tinha , ainda hoje tenho comigo.
Tem muitas pérolas, isso eu admito. Coisas que nem Freud explica (ri bastante). 
Tem coisas profundas, que escrevi sem saber que realmente iria acontecer. Palavras que gostaria de dizer e alguns anos depois, disse ao meu pai antes dele morrer (chorei).  Nessa minha escrita eu perguntava  "o que você faria se tivesse um dia de vida?"... Eu visitaria meu pai, dava um grande abraço e beijo na testa(detalhe) e o diria: Pai, não se preocupe, todos erram, mesmo assim, eu te amo e te perdoo.
Confesso que foi estranho ler isso depois de alguns anos, mas ao mesmo tempo foi inusitado e genuino.
É como se você tivesse vendo um filme, só que  muito melhor. Porque no diário você sente a folha do papel, o cheiro do tempo, a letra que depois de anos mudou muito. Você lembra até da música que ouvia e chorava tantooooooo. E, os amores não correspondidos? Você chega até a pensar: Nossa como eu era bobinha!!
Ah! Minha vida de adolescente, como foi boa!
Se você tem diários de anos atrás, faça como eu, leiam-os. 
Comecem a entender seus atos.
Comecem a se conhecer melhor. Será que eu mudei?
Comecem a ler e sinta toda essa nostalgia que a vida nos oferece.
 Vida essa que Deus nos deu.
Vida essa que é sua! 
Ahh.. Mas se você em algum momento da vida não teve um diário, comece hoje mesmo a ser o escritor da sua vida. 
Escreva.. Escreva.. Escreva.. 
Tenho certeza que daqui há alguns anos você vai rir e vai chorar. Assim como eu fiz dias atrás.
Seja o ator, diretor e escritor da sua vida. 
Seja você nessas linhas. Coloque pra fora seus medos, suas dúvidas, seus amores e desafetos

Pra terminar, vou compartilhar com vocês alguns de meus rabiscos que foi escrito no dia 22/02/1997.

 Até onde vai o limite de uma mulher ?
Quando se está apaixonada, você tem limite?
Você tem medo?
Que medo é esse?
Medo de ser feliz?
Medo de sofrer?
Ou medo de si mesma?
.....Eu tenho medo. E você?
Mas, não deixo de buscar o melhor que é o AMOR....

Elaine Crysyl










segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Coragem moço! Coragem Moça!





Inicio hoje com essa frase do Coelho Neto:
"Quem deixa para fazer depois o que pode fazer logo, perde o que nunca mais encontrará."
Tá ai uma grande verdade! 
Quem nunca deixou pra lá algo que poderia ter feito naquela hora, pra fazer no outro dia? 
Porque será que nós seres humanos temos tanto medo de encarar nossas dúvidas? De meter a cara e dizer: Eu fiz mesmo, e dai??
A resposta é : MEDO, VERGONHA, ORGULHO.
Medo de ir e não dá certo!
Vergonha de dizer EU TE AMO e não ser correspondido!
Orgulho de dizer, DESCULPA, eu sei que errei e não ser desculpado!
Simples? Nada disso! O véu que existe a frente dos nossos olhos nos impede de enxergar o óbvio. 
Que o melhor da vida é viver em paz. Mas se ficamos de braços cruzados com medo de lutar, não viveremoas nunca. Vamos perpetuar nossa aflição.
Não podemos achar que tudo isso é fugaz.. Pois não é!
Não vamos dilapidar a nossa vida..
Vamos enfrentar os nossos medos. Se cair, levanta e segue.
Se você tem algo para dizer a alguém que ama muito e por algum motivo ainda não disse. Vamos lá! Coragem moço! Coragem Moça! 
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Parece clichê, mas não é!
Deus está conosco em cada nascer do sol.. Em cada gota do orvalho.. No silêncio da noite vazia!
Ele está ai, bem dentro de você. Todo tempo! 

Ame, viva, corra, sorria, chore, perdoe, apaixone-se... Faça tudo isso hoje, agora..
Estamos aqui nesse momento!
E amanhã?? 
Amanhã não se sabe!!! 



Elaine Crysyl



domingo, 12 de setembro de 2010

Sua madrugada tem cheiro? A minha tem!

É madrugada. Ahh!!
Sempre me pergunto: Porque gosto tanto da madrugada?
Ela carrega em si um mistério, uma beleza, um cheiro diferente...
É nas madrugadas que meus pensamentos e sentimentos fluem com mais sutileza.. 
É nesse momento frio e de cheiro bom que me sinto "livre".
Todos dormem e eu aqui! Será que estou em algum sonho nesse momento? Espero que sim!!
Eu fecho os olhos e consigo ouvir o silêncio.. ahh! silêncio, como é bom ouvir-te!
Como é bom saber que estais comigo nessa madrugada que "repetidamente repito" de cheiro bom.. 
Madrugada tem cheiro? Não sei a sua. Mas a minha tem! 
É cheiro de Paz!
É cheiro de querer viver mais!
É cheiro de estar em par com Deus..




ahh!! Madrugada... agora eu me rendo a você!


Elaine Crysyl